Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 4 de junho de 2009








SLAVA

De todos os eslavos e cristãos ortodoxos, apenas os sérvios têm o hábito da slava. O costume pode também ser encontrado entre alguns russos e albaneses de origem sérvia embora o costume tenha se perdido no século XX.
A Slava(Cirílico Servio: слава), também chamada de krsna slava (крсна слава)e krsno ime (крсно име, literalmente 'nome de batismo'em Servio), é a tradição da Igreja Ortodoxa Sérvia de ritual de celebração, veneração e observação do santo patrono de cada família . As famílias celebram a Slava anualmente no dia da festa do santo.
Algumas pessoas acreditam que a Slava remete a o paganismo eslavo que tinha uma grande variedade de deuses adotados depois pelo cristianismo.


Uma slava é transmitida de pai para filho e cada família pode ter apenas uma celebração, o que significa que a ocasião reúne toda a família.

A celebração junta toda a família, e a festa normalmente é preparada, incluindo algumas comidas tradicionais: "slavski kolač" (славски колач) e "koljivo" (кољиво). "Slavski kolač" significa literalmente "o bolo da Slava", atualmente se parece mais com um pão, o Pão tradicional da Slava (Славски Колач) é geralmente feito de farinha, água, açúcar, ovos e manteiga com adição de água benta (abençoada pelo padre algunas dias antes da Slava). Dependendo do tempo, do dia da semana(quarta ou sexta) e se a celebração cair em um dia de jejum o slavski kolač é feito sem ovos, manteiga e leite.

slavski kolač

O topo do Pão da Slava é adornado com o símbolo da cruz, a pomba da paz e outros símbolos relacionados a família. O "Koljivo" (chamado também de "žito") é feito de trigo cozido. Pode ser preparado de muitas maneiras, mas na maioria das vezes é preparado com nozes, cravos e/ou noz-moscada e mel.

Koljivo

Os dias mais comuns de festa são o dia de Sãi Nicolas (19 de dezembro), São George (6 de Maio, São João Batista (20 de janeiro), Santo Demetrius (8 de novembro) e São Miguel (21 de novembro).

Fonte: http://www.consuladoserviaemontenegro.org.br/COSTUMES.htm , Wikipédia Inglesa e Flickr.

Amanhã continua nosso passeio pelo Vaticano ^^ Aceitamos sugestões e reclamações sobre o blog, comentem plzzzz!! Obrigada por todas as visitas ^^




2 comentários:

Déia disse...

Acho q antes de passar por aqui, terei que comer algo rs
Pois passo, tem coisas, receitas novas e me dão mó fome rsrsrs
Acho que é um complô contra meu regime kkk
bjs

Ana disse...

olhando esse pão, fiquei com fome. hahaha. gorda? que que isso.

Blog Widget by LinkWithin